quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Artesanato UCB


Como podemos observar a feira de artesanato realizada na universidade castelo branco em realengo, chamou a atenção de todos quando fizemos uma pesquisa com os artesões da feira. Eu particularmente observei a perfeição e o carinho que cada um tinha pela sua arte. Muitas ali tinham certo estudo e algumas possuem ensino superior. Entrevistei uma artesã que tinha em seu currículo escolar três graduações e com todo esse conhecimento optou para seguir o seu lado profissional como artesã. Seus objetos tinham muita originalidade, qualidade e durabilidade. Como isso, foi revelado que com esses destaques, os objetos são muitos procurados e com isso as vendas são boas fazendo que sua renda salarial seja acessível as suas necessidades.

Maycon pereira vasques
Matricula:2012101402
 

Resumo da Feira de Artesanato na UCB

Alunos: Alex Sandro Harley dos Santos
Matrícula: 2012170209
Revender produtos de artesanato por meio de feiras, para muitos é uma forma de ganhar dinheiro extra.
Muitas pessoas que adquirem estes produtos geralmente os usam costumeiramente (Como as toalhas de mesa) e indicam para outras pessoas. Porém as aparências enganam nem sempre produtos como estes são de fácil aceitação, muitas pessoas apresentam certa resistência e desconfiança ao adquirir produtos por meio de catálogos. Para o vendedor é necessário habilidades com vendas, poder de persuasão, para oferecer os catálogos, apresentar os produtos através do mostruário, e conquistar seus clientes. Graças às pessoas que se tornam fieis na aquisição de artesanato as pessoas que vendem conseguem manter sua clientela "fixa", e garantir assim seus lucros. para quem está entrando neste ramo de venda por feiras, é importante o conhecimento a respeito dos lucros e clientela, é necessário sim ir ao encontro do cliente, aborda-lo, persuadi-lo, e conquistá-lo, não basta uma encomenda, é necessário que o cliente realiza mais e mais encomendas, até que ele torne-se fiel. porém como adquirir habilidade com vendas, para quem é leigo no assunto torna-se tarefa difícil, um bom vendedor nunca aceita um não como resposta, se ele receber torna a voltar e a oferecer os produtos em outra ocasião até que o cliente acaba por comprá-los.as técnicas de vendas muitas vezes podem ser consideradas um do das pessoas, não necessitando cursos, experiência, ou algum tipo de aprendizado, não que estas ferramentas não sejam necessárias para um bom vendedor, elas vem complementar suas habilidades.

Feira de artesanato UCB

Na feira existe uma diversidade de materiais, alguns artesãos utilizam tecidos (seda, algodão, cetim), miçangas, madeiras, panos, massas, tintas, papéis enfim há uma diversidade em itens e a utilização de materiais recicláveis (garrafas, jornais, papéis, vidros).
Cada produto é gerado de uma forma muito artesanal, com muita dedicação e talento.
Entrevistei D.Benedicta , uma artesã que comercializa toalhas de pano bordadas com retalhos e linhas, por sinal muito coloridas e com preços muito bem aceitos pelos consumidores.Verifiquei que a maioria dos componentes da feira tem humildade, criatividade, espírito vencedor e pretendem expandir seu negócio.
Porém ainda não chegaram a excelência nos negócios por falta de uma melhor divulgação de seus trabalhos, informação e orientação empreededora.




Fabio Nóbrega (Marketing/Noite)

terça-feira, 27 de novembro de 2012


A feira foi muito interessante, pude ver diversos tipos de trabalhos, e melhor, trabalhos
criativos de gente tão simples.

Conversei com algumas artesãs e observei que elas têm um grande potencial, porém falta
estrutura e conhecimento de mercado suficiente para fazerem trabalhos em grande escala em
contrapartida o talento que elas possuem é incrível.

Pessoas que podem fazem tanto com tão pouco. Foi incentivador ver como é possível realizar
trabalhos esplendidos com tão poucos recursos disponíveis.

Gostaria de parabenizá-las por sua coragem de ainda terem essa profissão, cada vez mais
escassa no país, e cada vez mais desvalorizada em um Brasil rico em oportunidades.

Foi um dia muito especial!




Ruan Caique de Jesus Simas

Matricula 2012100869

Disciplina de Marketing Digital


Pintura e tecido em crochê

7 anos de trabalho de artesanato, começou em casa e chamaram ela para
feira mostrar seus trabalhos. Gosta do que faz se dedica muito, gosta de
ensinar outras pessoas.

Cartonagem de tecidos

Trabalha por etapa de produção, trabalha com material reciclado, trabalha
com isso há 10 anos, vive da feira de realengo, foi convidada a participar
da feira. Adora fazer o que faz e agrega valores ao seu orçamento.

Artesanato em pedraria

Tece pedra por pedra com nylon, fez curso e começou a montar suas
peças, trabalha com isso há 2 anos, começou esse ano na feira e
trabalhava em outra feira em Bangu. Gosta de fazer artesanato, procurou
fazer coisas novas e faz artesanato até hoje, começou por coisas pequenas
e hoje seus trabalhos tem mais detalhes, faz trabalhos com quadros,
também trabalha com vidro: cola papel de ceda no vidro e pinta, também
trabalha com pedraria em chinelo.


(Tauan Cruz Alves)


A artesã de Realengo tem algo diferente, sua simpatia seus trabalhos andam juntos. Cada
trabalho leva um pedaçinho de si próprio, um é diferente do outro. Cada uma tem uma forma
de trabalhar, seja ela com matérias reciclados, vidros, plásticos, miçangas e etc.

Muitas delas tem o apoio da família, teve uma que o marido estava lá com ela. Isso é muito
importante o apoio da família, que é fundamental. Observei também que muitas fazem isso
por gostar, já que a maioria tem uma profissão e tem prazer e satisfação por fazer aquilo que
gosta.

As fotos mostra os trabalhos.


(Michele Alves e Viviane de Paula)

sábado, 24 de novembro de 2012

Amostra Entrearte

"A amostra Entrearte estava repleta de artesãos geniais. Cada um com suas peculiaridades, porém todos com um mesmo objetivo: vender peças produzidas manualmente com muita criatividade e perfeição.
A maioria dos artesãos da Associação, se não a totalidade deles produzem seus artesanatos por amor, por gostar do que fazem e não porque precisam do dinheiro. Não que não ajude, mas não é o motivo principal da escolha. Pela maioria deles serem aposentados, eles optaram pelo artesanato por uma distração, para ocupar a mente.
Dentre os integrantes da associação, podemos encontrar pessoas que já tiveram seus artesanatos exportados para outros países, pessoas que trabalham com reciclagem, com pedras, que produzem tapetes com laycra.
Um fato interessante foi encontrar na feira o Senhor Francisco, o único artesão no gênero masculino. Ele produz tapetes junto com sua esposa. Um trabalho de união e paciência entre esposa e marido.
Mais um grande exemplo, é a D. Margaret que produz peças trabalhadas no vidro; o interessante é que cortava o vidro com alicate e ficava perfeito! Dentre seus trabalhos fazia diversas peças religiosas como pequenas esculturas de santos, São Jorge e N.Senhora de Aparecida por exemplo. Ela compra as esculturas e modela o vidro para fazer casinhas em volta, supervalorizando a imagem. Chegou a vender na própria feira o São Jorge por R$60. Gostei bastante de sua simpatia e simplicidade em falar de seus trabalhos. Formada em magistério está aposentada e chega a lucrar até 40% em cada peça vendida. D. Margarete trabalha com pequenos enfeites de bíblias e velas sempre utilizando os salmos 23 e 91. É sem duvida uma artista!"

 


 
[Marcele Beatriz e Priscila Domingues]


terça-feira, 20 de novembro de 2012

ARTE E BELEZA, IDEIAS QUE SE RENOVAM

Foi realizado nas dependencias da Universidade Castelo Branco, a primeira grande exposição de artesãos e artistas plasticos de Realengo; atentos para o mundo da arte, os alunos da UCB puderam apreciar um belo trabalho feito por artesãos que usam suas experiências e talento em prol da arte. O evento ocorreu no dia 07/11


Grande parte desse material que foi apresentado no dia ,mostrou claramente que utilizando materiais recilados que muitas veses seriam jogados no lixo; Como garrafas Pet’s , CD’s e Retalhos , podem virar lindas obras de arte.

A exmplo da Sra. Margareth, que há aproximadamente 18 anos atua como artesã , e explicou como confecciona  o material que usa, dona Margareth usa na sua maioria madeira como  ferramenta  principal na sua arte.      

 - Eu uso madeira para para fazer meu trabalho, não é muito facil confecionar o material que uso até porque leva muito tempo, mas meu marido me ajuda em grande parte, é ele por exemplo que lixa as madeiras para que eu possa dar acabamento a minha ideia. Explica Margareth.  (Foto Clique para ampliar)


Como o material reciclado é parte do artesanato, dona Margreth nos conta como consegue as madeiras para suas obras.

- Na maioria das vezes reutilizo caixas de madeiras que nao são ultilizadas, e outra parte tenho que comprar algumas para poder dar vida ao meu trabalho.

Conversamos também com a artesã Carmem Gomes que explicou um pouco do seu processo de criação, cuja principal fonte de inspiração é o povo de Realengo. A artesã nos contou que procura trabalhar com materiais recicláveis, pois além de ter baixo custo para a confecção ainda é uma forma de dar um destino correto aos materiais descartáveis.

Carmem nos contou que a sua principal motivação é a alegria do cliente a renda extra proporcionada pela atividade e que adoraria ver suas peças chegando ao exterior.

Apesar das dificuldades que todos os artesãos possuiem é possivel fazer belas obras, como de dona Margarete (confira nas fotos).



Postado por:  Felipe Neves e Grazielle Lopes