terça-feira, 20 de novembro de 2012

ARTE E BELEZA, IDEIAS QUE SE RENOVAM

Foi realizado nas dependencias da Universidade Castelo Branco, a primeira grande exposição de artesãos e artistas plasticos de Realengo; atentos para o mundo da arte, os alunos da UCB puderam apreciar um belo trabalho feito por artesãos que usam suas experiências e talento em prol da arte. O evento ocorreu no dia 07/11


Grande parte desse material que foi apresentado no dia ,mostrou claramente que utilizando materiais recilados que muitas veses seriam jogados no lixo; Como garrafas Pet’s , CD’s e Retalhos , podem virar lindas obras de arte.

A exmplo da Sra. Margareth, que há aproximadamente 18 anos atua como artesã , e explicou como confecciona  o material que usa, dona Margareth usa na sua maioria madeira como  ferramenta  principal na sua arte.      

 - Eu uso madeira para para fazer meu trabalho, não é muito facil confecionar o material que uso até porque leva muito tempo, mas meu marido me ajuda em grande parte, é ele por exemplo que lixa as madeiras para que eu possa dar acabamento a minha ideia. Explica Margareth.  (Foto Clique para ampliar)


Como o material reciclado é parte do artesanato, dona Margreth nos conta como consegue as madeiras para suas obras.

- Na maioria das vezes reutilizo caixas de madeiras que nao são ultilizadas, e outra parte tenho que comprar algumas para poder dar vida ao meu trabalho.

Conversamos também com a artesã Carmem Gomes que explicou um pouco do seu processo de criação, cuja principal fonte de inspiração é o povo de Realengo. A artesã nos contou que procura trabalhar com materiais recicláveis, pois além de ter baixo custo para a confecção ainda é uma forma de dar um destino correto aos materiais descartáveis.

Carmem nos contou que a sua principal motivação é a alegria do cliente a renda extra proporcionada pela atividade e que adoraria ver suas peças chegando ao exterior.

Apesar das dificuldades que todos os artesãos possuiem é possivel fazer belas obras, como de dona Margarete (confira nas fotos).



Postado por:  Felipe Neves e Grazielle Lopes





Nenhum comentário:

Postar um comentário