sábado, 24 de novembro de 2012

Amostra Entrearte

"A amostra Entrearte estava repleta de artesãos geniais. Cada um com suas peculiaridades, porém todos com um mesmo objetivo: vender peças produzidas manualmente com muita criatividade e perfeição.
A maioria dos artesãos da Associação, se não a totalidade deles produzem seus artesanatos por amor, por gostar do que fazem e não porque precisam do dinheiro. Não que não ajude, mas não é o motivo principal da escolha. Pela maioria deles serem aposentados, eles optaram pelo artesanato por uma distração, para ocupar a mente.
Dentre os integrantes da associação, podemos encontrar pessoas que já tiveram seus artesanatos exportados para outros países, pessoas que trabalham com reciclagem, com pedras, que produzem tapetes com laycra.
Um fato interessante foi encontrar na feira o Senhor Francisco, o único artesão no gênero masculino. Ele produz tapetes junto com sua esposa. Um trabalho de união e paciência entre esposa e marido.
Mais um grande exemplo, é a D. Margaret que produz peças trabalhadas no vidro; o interessante é que cortava o vidro com alicate e ficava perfeito! Dentre seus trabalhos fazia diversas peças religiosas como pequenas esculturas de santos, São Jorge e N.Senhora de Aparecida por exemplo. Ela compra as esculturas e modela o vidro para fazer casinhas em volta, supervalorizando a imagem. Chegou a vender na própria feira o São Jorge por R$60. Gostei bastante de sua simpatia e simplicidade em falar de seus trabalhos. Formada em magistério está aposentada e chega a lucrar até 40% em cada peça vendida. D. Margarete trabalha com pequenos enfeites de bíblias e velas sempre utilizando os salmos 23 e 91. É sem duvida uma artista!"

 


 
[Marcele Beatriz e Priscila Domingues]


Nenhum comentário:

Postar um comentário